O DIRETÓRIO

O Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA) é a entidade representativa dos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda da Universidade Federal do Ceará.

A importância do DATA

O antigo curso de Comunicação Social, agora dividido em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, passa por processos de transformações e reformas, inclusive a da separação das duas habilitações.
Além disso, nós sabemos dos problemas, tanto estruturais como curriculares e burocráticos - a exemplo a nossa transferência para o ICA - pelos quais os nossos cursos passam.

Diante de tantos problemas, é de extrema importância nos juntarmos e nos organizarmos para resolvê-los. O nosso Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (DATA) é o principal meio de efetivação dessa organização, através da eleição de uma representatividade que unifique um posicionamento do curso em relação a todos esses acontecimentos. A decisão de nos mantermos em forma de diretório acadêmico invés de nos dividirmos em dois centros acadêmicos, inclusive, é uma maneira de fazer da nossa voz uma força maior.

Histórico

O regime militar foi decretado no Brasil em 1964. Em 12 de novembro do ano seguinte, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará foi fundado. Muitas eram as dificuldades: infraestrutura, currículo mínimo, quadro de professores.

Na busca por melhores condições de ensino, pela liberdade de expressão e de imprensa, nasce entre os estudantes a necessidade de fundar um Centro Acadêmico para melhor articulação e mobilização interna, mesmo que fosse um trabalho ilegal diante das condições políticas da época.

Assim, grupos estudantis mobilizaram-se, fazendo surgir o Centro Acadêmico do curso de Jornalismo da UFC, que teve a primeira gestão eleita em 1966. João Batista de Lima Cavalcante tornou-se o presidente da entidade. O destaque de Tristão de Athayde no cenário literário e jornalístico brasileiro motivou a primeira gestão a definir o nome do novo espaço político dos estudantes de Jornalismo do Ceará. A partir de então, o Centro Acadêmico Tristão de Athayde, o CATA, passou a atuar.

Em 1967, Souto Paulino presidiu o CATA, enfrentando o Ato Institucional Número 5, período mais duro do golpe militar. Isso o fez continuar tocando a entidade clandestinamente, junto aos demais membros da gestão. Souto acompanhou os líderes do movimento estudantil do curso de Jornalismo até 1980, apoiando as novas gerações nos bastidores. Para ele, “os doze anos em que o CATA permaneceu de portas fechadas desestruturou o movimento estudantil até os dias atuais”

A reabertura do CATA após a redemocratização brasileira “não foi uma tarefa fácil, em função do tempo de desmobilização e do fantasma da repressão que assombrava a muitos. Mesmo assim, boa parte dos estudantes entendeu a oportunidade e trabalhou com afinco para a volta do CATA, como legítimo representante no âmbito do curso e se articulou com outros cursos para a montagem da base política estudantil da UFC”, afirma Souto Paulino, em livro organizado por Adísia Sá.

Desde então, e após o Centro Acadêmico virar Diretório Acadêmico (DATA), devido a criação do curso de Publicidade e Propaganda, a principal luta das gestões seguintes tem sido combater a despolitização e desmobilização dos estudantes que ingressam na UFC. Atualmente, o DATA encontra-se sem gestão. Nesse sentido, reavivar a memória do Diretório enquanto espaço social e político dos cursos de Jornalismo e Publicidade é um desafio.



Gestão 2022 - INTEGRA
Gestão 2020 - ComUn
Gestão 2019 - VOZES
Gestão 2018 - POC
Gestão 2017 - Comunicca
Gestão 2016 - Cirandas
Gestão 2015 - Nós, Passarinhos
Gestão 2013 - O Novo Sempre Vem
Gestão 2012 - Quero ver crescer nossa voz
Gestão 2005 - Para Além do que se vê
Gestão 2003 - Liberdade Coletiva
Gestão 2002 - (R)existir - O curso ainda pulsa
Gestão 2001 - Com Mais Ação
Gestão 1999 - Você Também
Gestão 1995 -  Sete
Gestão 1989 - Outras Palavras
Gestão 1980 - (reabertura do CATA)
Gestão 1966